Maserati – Três Carros Icônicos – A6 1500, o Allemano 5000GT e o Allemano A6G-54.

Maserati – Três carros icônicos da Maserati: A6 1500, o Allemano 5000GT e o Allemano A6G-54.

O A6 1500 foi o primeiro modelo de estrada da Maserati. Sobre o projeto, teve origem em Modena em 1941, e o desenvolvimento continuou mesmo durante os anos sombrios da Segunda Guerra Mundial, sendo lançado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 1947. Estabelece o novo conceito, apresentando não apenas o “design”  da Pininfarina´s, mas também a grande inovação, um sucesso imediato com a imprensa especializada e o público, encorajando a Maserati, a colocá-lo em produção imediatamente. No entanto, a linha foi revista, e os faróis ocultos foram substituídos por um design convencional com aro cromado. A versão “Extra Lusso” foi posteriormente equipada com uma grade mais moderna e janelas laterais maiores.

Automobile Classics / Maserati A6 1500 GT Zagato / 1946-1950

O 5000 GT Allemano foram apresentados no Salão Automóvel de Turim de 1959 e foi indiscutivelmente a sensação do evento. O automóvel, com carroceria Touring, foi apelidado de “Xá da Pérsia”; uma alusão a um automóvel, que somente poderia ser adquirido por quem tivesse poder e riqueza. Apenas três desses modelos foram fabricados, mas foram suficientes para reforçar ainda mais o status reverenciado de Maserati no mercado mundial. No ano seguinte, 1960, o 5000GT foi apresentado no Salão de Genebra com alguma revisão de seu motor, que se tornou mais “dócil”, em uma tradução livre, um automóvel que assimila muito bem a pilotagem no dia a dia, conseguindo, um desempenho que impressiona o amante de arte automotiva. Quando a parceria com a Touring chegou ao fim, outros ilustres construtores de carrocerias juntaram-se ao projeto: Pininfarina´s, Monterosa, Ghia, Frua e Allemano, que acabaram monopolizando a produção, fornecendo à Maserati a maioria das carrocerias.

Maserati 5000 GT “Persia” del 1959

O A6G-54 Allemano era outro automóvel de alto desempenho com motor de tamanho médio usado tanto na versão de estrada quanto em uma variante mais extrema destinada ao cenário de corrida. Os principais construtores de carrocerias, incluindo Zagato, Frua e Allemano, foram contratados para construir carrocerias para o automóvel. A Zagato forneceu um trabalho de “design” agressivo e funcional, feito à mão, com detalhes diferentes em cada unidade fornecida. A Frua optou por adotar um alto grau de personalização dos dois modelos (Coupé e Spyder), expressos em ousadas combinações de cores. A Allemano criou automóveis elegantes e aerodinâmicos, construídos de acordo com os padrões meticulosos esperados dos modelos GT mais luxuosos.

Maserati A6GCS-54

Os principais construtores de carrocerias que se juntaram ao Projeto Maserati:

1) Carrozzeria Pininfarina: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pininfarina
2) Carrozzeria Monterosa: https://it.wikipedia.org/wiki/Carrozzeria_Monterosa
3) Carrozzeria Ghia SpA: https://en.wikipedia.org/wiki/Carrozzeria_Ghia
4) Pietro Frua: https://en.wikipedia.org/wiki/Pietro_Frua
5) Carrozzeria Allemano: https://en.wikipedia.org/wiki/Carrozzeria_Allemano
6) Zagato: https://en.wikipedia.org/wiki/Zagato

Três carros icônicos da Maserati:

Site – Maserati: https://www.maserati.com/maserati/international/en/news/Maserati-historical-cars-padua

1) A6 1500: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maserati_A6
2) 5000 GT Allemano: https://en.wikipedia.org/wiki/Maserati_5000_GT
3) Maserati A6G-54: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1956_Maserati_A6G_fr.jpg

Traduzido e Adaptado por José Roberto Fernandes Doze.
Coordenador de Conteúdo do Empório Roberto Novatto.
DGWH – Dantotsu Group Web Hosting.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário