Ícones de Estilo – Paul Newman

Paul Newman

ATOR AMERICANO E FILANTROPO
Título alternativo: Paul Leonard Newman
Paul Newman , na íntegra Paul Leonard Newman , (nascido em 26 de janeiro de 1925, Cleveland , Ohio , EUA – morreu em 26 de setembro de 2008 em Westport , Connecticut), ator e diretor americano cuja beleza, inteligência e carisma impressionantes se tornaram marcas registradas. carreira cinematográfica que durou mais de 50 anos, período durante o qual ele se tornou conhecido por suas atuações convincentes de anti-heróis icônicos . Ele também foi ativo em vários empreendimentos filantrópicos.

Vida Pregressa

Newman cresceu em Shaker Heights , Ohio. Ele freqüentou a Universidade de Ohio – de onde teria sido expulso – antes de servir como operador de rádio da Marinha durante a Segunda Guerra Mundial . Após a sua quitação, ele se matriculou no Kenyon College de Ohio (BA, 1949), onde atuou em várias peças. Após a formatura, ele apareceu em produções de ações, mas voltou para casa após a morte de seu pai em 1950. Newman dirigiu a loja de artigos esportivos da família por um ano antes de se matricular no departamento de teatro da Universidade de Yale . Ele deixou o programa em 1952 e mudou-se para a cidade de Nova York , onde estudou no The Actors Studio , que ele creditou para seu posterior sucesso como ator .

Primeiros Filmes

Em 1953, Newman fez sua estréia na Broadway em William Inge ‘s Picnic. Enquanto trabalhava na produção, conheceu Joanne Woodward , uma substituta; os dois se casaram em 1958 e se tornaram um dos casais mais duradouros de Hollywood. O desempenho de Newman em Picnic levou a um contrato de cinema com a Warner Brothers , e em 1954 ele fez seu primeiro longa-metragem, o amplamente aclamado The Silver Chalice , que o ator afirmou ser o pior filme dos anos 50. Apesar de sua estréia no cinema, Newman estava ganhando críticas positivas por seu trabalho em dramas de televisão ao vivo, notavelmente Our Town (1955) e Bang the Drum Slowly (1956), que foi ao ar emProducers ‘Showcase e The United States Steel Hour , respectivamente. Além disso, ele continuou a atuar no palco.

Classicamente bonito – com penetrantes olhos azuis – e possuindo um magnetismo natural, Newman logo recebeu outro papel na tela. Em 1956, ele estrelou em Robert Wise ‘sAlguém lá em cima gosta de mim , e sua impressionante interpretação de boxerRocky Graziano garantiu seu futuro nos filmes. Uma série de performances aclamadas em dramas notáveis ​​logo se seguiram.Cat on a Hot Tin Roof (1958) foi um muito elogiado adaptação do Tennessee Williams jogo que também estrelouElizabeth Taylor e Burl Ives ; por seu desempenho como um ex-jogador de futebol autodestrutivo que está em desacordo com seu pai, Newman ganhou sua primeiraindicação ao Oscar.The Long, Hot Summer (1958), que foi baseado em contos de William Faulkner , foi o primeiro de 10 longas-metragens em que ele iria custar comWoodward . O drama gira em torno de um vagabundo que se envolve em uma família rica. Na cinebiografiaThe Left Handed Gun (1958), Newman apareceu como Billy the Kid . Ele fechou a década com o melodrama The Young Philadelphians (1959), no qual interpretou um advogado manipulador.

Os Anti-Heróis: “Fast” Eddie Felson Para Butch Cassidy

Em 1960, Newman liderou um elenco internacional no filme épico de Otto PremingerÊxodo , baseado no romance de Leon Uris sobre a fundação de Israel. Em 1961 ele escreveu o papel que talvez melhor definisse sua persona de tela, a do tubarão da piscina “Fast” Eddie Felson emA Hustler . Ganhando uma outra indicação ao Oscar, The Hustler foi o primeiro de uma série de filmes dos anos 1960 em que Newman evitoupapéis mais tradicionais de protagonistas para retratar protagonistas anti-heróicos. DentroHud (1963) – baseado noromance de Larry McMurtry , Horseman, Pass By -, interpretou um manipulador egocêntrico e feminino que está ansioso para controlar o império de gado de seu velho pai. Em um testamento para a simpatia de Newman, os espectadores abraçaram o personagem, para surpresa do ator, que recebeu sua terceira indicação ao Oscar. O mistérioHarper (1966) apresentou o ator como um detetive particular que bebe muito. Elereprisou o papel para a sequela de 1975,A piscina de afogamento . Depois de Alfred Hitchcock ‘s Cortina Rasgada (1966), Newman estrelou o revisionista ocidental Hombre (1967), baseado em umromance deElmore Leonard . DentroCool Hand Luke (1967) Newman deu outra performance indicada ao Oscar, criando um dos personagens mais memoráveis ​​da tela, um condenado que enfrenta seus sádicos carcereiros. A série de performances solidificou a imagem de Newman como um iconoclasta insinuante.

O HustlerJackie Gleason (à esquerda) e Paul Newman no The Hustler (1961), dirigido por Robert Rossen.© 1961 a Twentieth Century-Fox Film Corporation

Dois filmes extremamente populares uniram Newman com a co-estrela Robert Redford e diretorGeorge Roy Hill . O cômico ocidentalButch Cassidy e Sundance Kid (1969) receberam sete indicações ao Oscar e estavam entre os filmes de maior bilheteria do ano. Em 1973, o par retratou Depressão -é con homens emThe Sting , um trabalho amplamente visto que ganhou o Oscar de melhor filme.

Butch Cassidy e Sundance KidPaul Newman (sentado), Katharine Ross e Robert Redford em Butch Cassidy e Sundance Kid (1969), dirigido por George Roy Hill.© 1969 Twentieth Century-Fox Film Corporation

Papéis Posteriores

Newman trabalhou para um número de diretores famosos em fotos que eram fracassos de bilheteria no momento de seu lançamento, mas se tornaram favoritos cult. Ele jogou ao lado de Lee Marvin e Strother Martin no oeste anti-heróicoPocket Money (1972), dirigido por Stuart Rosenberg . John Huston dirigiu Newman no papel-título dos darkly comicA Vida e os Tempos do Juiz Roy Bean (1972) e novamente no thriller privado britânico The Mackintosh Man (1973). DiretorRobert Altman usou Newman efetivamente em sua paródia no folclore ocidental americano,Buffalo Bill e os índios (1976), e novamente no polêmicoQuintet (1979), uma saga futurista. Newman também manteve seu status de estrela ao aparecer em filmes populares comoThe Towering Inferno (1974), um thriller de ação estrelado por Steve McQueen e William Holden ;Slap Shot (1977), uma comédia sobre um infeliz time de hóquei de ligas menores que é frequentemente classificado entre os melhores filmes de esportes; eFort Apache, o Bronx(1981), em que ele estrelou como um policial que se recusa a encobrir um assassinato. Em Sydney Pollack Ausência de Malice (1981), Newman deu um desempenho indicado ao Oscar como um homem de negócios que um repórter (interpretado por Sally Field ) erroneamente implica em um assassinato. Ele também recebeu uma indicação ao Oscar por seu trabalho emThe Verdict (1982), um drama de tribunal sobre um advogado alcoólatra em um caso de negligência.

Tendo recebido seis indicações ao Oscar de melhor ator e um Oscar de conquista de carreira (1985), Newman finalmente ganhou um Oscar pelo diretor Martin Scorsese .A cor do dinheiro (1986), a sequela de The Hustler . Em 1989, ele retratou o governador da Louisiana, Earl K. Long, em Blaze . Aos 70 anos ele foi indicado novamente, por sua descrição de Sully, um trabalhador da construção civil irresponsável eNobody’s Fool(1994), dirigido porRobert Benton e baseado no romance de Richard Russo; Newman afirmou uma vez que o personagem era o mais próximo de si mesmo que ele já havia jogado. Naquele mesmo ano, o ator deu uma performance amplamente satírica como um magnata inescrupuloso em Joel e Ethan Coen .O Proxy Hudsucker . Benton também o dirigiu no thriller de detetive Twilight (1998).

Papéis subseqüentes de Newman incluíram um chefe da máfia em Sam Mendes .Road to Perdition (2002), que lhe rendeu outra indicação ao Oscar. Em 2005, ele estrelou com Woodward na minissérie de televisãoEmpire Falls (2005), baseado em um romance russo; Newman ganhou um Emmy , um Globo de Ouro e um Screen Actors Guild Award por sua interpretação do rabugento pai do protagonista Miles Roby (Ed Harris). Depois que ele dublou um personagem no filme de animaçãoCarros (2006), Newman se aposentou em 2007, dizendo: “Eu não sou capaz de trabalhar mais como ator no nível que eu gostaria de… então é praticamente um livro fechado para mim No ano em que foi diagnosticado com câncer, o que seria fatal.

Direcionando

Newman ocasionalmente dirigiu filmes. Ele frequentemente coloca Woodward na liderança – começando comRachel, Rachel (1968), um drama sutil mas poderoso sobre um professor reprimido; ganhou uma indicação ao Oscar de melhor filme. Newman, em seguida, dirigiu e estrelou uma adaptação doextenso romancede Ken Kesey sobre madeireiros do Oregon,Às vezes uma grande noção (1971). Apesar de uma decepção nas bilheterias, o filme recebeu críticas positivas em geral. Em 1972, Newman dirigiuO Efeito dos Raios Gama de Man-in-the-Moon malmequeres , que foi baseado em Paul Zindel do Prêmio Pulitzerjogo -winning. Woodward estrelou como uma mãe dominadora cujas filhas desejam escapar de sua presença dominadora. O potenteThe Shadow Box (1980) foi um filme feito para a televisão sobre a interação entre três pacientes terminais e suas famílias visitantes; estrelou Woodward, Valerie Harper e Christopher Plummer .

Harry & Son (1984) apresentou Newman e Robby Benson como um pai viúvo e seu filho antipático, respectivamente. No entanto, a dinâmica foi menos do que convincente, apesar de um roteiro escrito por Newman. Em 1987 Newman dirigiu seu último filme,The Glass Menagerie , que era uma adaptação de bom gosto de Tennessee Williams ‘s peça clássica ; Woodward, John Malkovich, Karen Allen e James Naughton estrelaram.

Filantropia

Um notável político liberal, Newman foi franco em apoio a causas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o desarmamento global, e ocasionalmente escreveu artigos para The Nation . Ele também era empresário e filantropo. Ele lançou o sucessoA linha de produtos alimentícios da Newman em 1982, com seus lucros atingindo várias causas de caridade. Cerca de 25 anos após sua fundação, a linha de alimentos compreendia cerca de 80 produtos e foi vendida em todo o mundo, gerando um lucro de US $ 250 milhões em doações para instituições de caridade. Newman brincou: “O mais embaraçoso é que o molho para a salada está superando os meus filmes”. Em 2008, ele entregou a propriedade da empresa à Newman’s Own Foundation.

Os outros trabalhos filantrópicos de Newman incluíram a Scott Newman Foundation (mais tarde Scott Newman Center), uma organização que ele criou em 1980 para educar o público sobre o abuso de substâncias; foi criado em homenagem a seu filho (de seu primeiro casamento), que morreu de uma overdose acidental de drogas e álcool em 1978. Em 1988 ele fundou aHole in the Wall Gang Camp, no nordeste de Connecticut,para crianças com condições médicas graves; no início do século XXI, Hole in the Wall expandiu-se para 14 campos localizados em todo o mundo. Newman mais tarde ajudou a estabelecer (2006) um restaurante gourmet para apoiar o Westport Country Playhouse, um grupo de teatro no qual ele e Woodward estavam há muito ativos.

Apaixonado por carros de corrida desde o início dos anos 70, Newman tornou-se co-proprietário da Newman / Haas Racing em 1982. Em 2003, foi o coadjuvante das memórias Shameless Exploitation em Busca do Bem Comum com a AE Hotchner, parceira da Newman. Newman recebeu inúmeras homenagens, incluindo o Prêmio Cecil B. DeMille(1984) do Globo de Ouro e o Prêmio Humanitário Jean Hersholt (1993) da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas .

Michael BarsonOs editores da Enciclopédia Britânica

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário